Tuesday 28 July 2015

Estou confuso meu camba

Onde se fala da minha confusão face às crises
_______________________________________

Sou velho mas disfarço com alguma água-de-colónia, umas gotas de perfume francês, embora isto me limite os movimentos, há alergias a tudo mesmo aos velhos, mesmo aos aromas. No outro dia até recebi um mail aqui onde trabalho temporariamente como consultante que pedia para não utilizarmos os hand-sanitizers, há alguém que tem uma alergia tão forte a isso que diz que pode morrer se entrar em contacto com resíduos do produto. Deve ser um funcionário público porque se fosse um consultante davam-lhe um anti-histamínico quando entrasse em convulsões e anulavam-lhe o contrato por incapacidade. Qualquer dia nem sequer podemos utilizar sabonetes nem champôs anti-caspa, vamos ter de tomar banho com água destilada, que chatice. Uma amiga que é muito religiosa disse-me que é o princípio do fim do mundo e eu começo a acreditar. Alergia a desinfectantes! Dis donc, já se viu coisa mais descabida?

Quanto a mim são as alergias que vão dar cabo da humanidade. Ninguém me tira da cabeça que tudo isto é uma guerra química lançada pelos alemães para acabar com os humanos e a humanidade. Já deram uma sova aos gregos que foram ao tapete bem abonados, a seguir na bicha estão os portugueses e os espanhóis, não lhes valeu nada indignarem-se contra o grego eleito que aquela minha amiga diz que é cá um milho e diz também que é pena que seja político. Mas olha meu camba, não é por ser assim bonitão que convenceu aquela senhora loira que parece panhonha (mas que não o é, ai não é não senhor, mas que é feia, lá isso é). E espera aí, os irlandeses não perdem pela demora, não é porque o De Valera conseguiu libertá-los do império britânico que aquela dama alemã que tem ar de buamada (*) (mas que não é) não os vai corrigir como só os alemães sabem fazer.

Mas digo-te uma coisa meu camba, ando banzado com os fios condutores da história (se é que há, sei lá), e isto vem a propósito duma constatação da qual não consigo extrair nenhuma lição (se é que há lição): a Alemanha perdeu duas guerras e ficou por cima e a Grécia ganhou cinco e ficou por baixo. Qualquer dia ainda volto a acreditar em Deus, deve ser o único a poder explicar-me estes mistérios. Todavia Ele deve estar zangado comigo porque deixei de O temer, mas reparem nas maiúsculas, não há nada como ser prudente né? Temer, temer, verdadeiramente temer, é o Diabo que temo, ele horroriza-me porque fui assaltado por uma aterradora certeza: Belzebu montou palácio nesta nossa Terra, anda por aí a fazer das suas, a recolher alminhas para se alimentar e até desconfio que foi ele quem gamou a da Europa... Só pode!

Sou muito ignorante, é verdade, mas tive uma namorada que me disse que sou de intuição forte e ela (a intuição, não a namorada porque ela deu-me com os pés como fizeram todas as outras) diz-me que o Diabo não é grego, não senhor, que Satanás não tem cor nem raça nem religião nem partido, que é transparente, que é invisível. Assim, às vezes, segredou-me a dita intuição, estamos a olhar direitinho para ele (para o dito cujo Malandro), sentimos que está ali mesmo à nossa frente (cheira a velho, a bolor e a enxofre) mas como ele é transparente não o vemos, vemos mas é as pessoas que estão do outro lado da transparência com caras de banqueiros e de financeiros e de culpados e odiamo-los logo, e pomo-nos a esparramar denúncias, sarcasmos, indignações por essa bendita Internet fora. Mas do outro lado da transparência do Asmodeu é verdade, concedo, que se vêm muitas pessoas boas de odiar e de denunciar e não é só os banqueiros nem aquela senhora que é presidente do FMI da qual um amigo me dizia que tem cara de fuinha (mas que não é). E isto de odiar é como aquelas armas de dois gumes porque as pessoas que eu odeio e denuncio e que olham para mim do outro lado do Tinhoso, odeiam-me também e denunciam-me também porque pensam que o culpado sou eu e as minhas ideias e os meus demónios e também porque sou ateu e porque sou ignorante e porque voto no partido errado.

É uma grande confusão, não é meu camba ?
E isto sem falar do acordo ortográfico, senão...

._█_.
_(ツ)_
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
(*) Buamado ou boamado: expressão da minha juventude provavelmente um lobitanismo com origem no ovimbundo: alguém que parece estar sempre pasmado com tudo, género «ó patego olhó balão».
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
© Carlos Taveira


LIVROS ASSINADOS PELO AUTOR DO BLOGUE



Texto Editores, Lisboa, Portugal, Lisboa, 2006, 319p, ISBN : 9789724731452

La traversée des mondes, Roman, Français
Les Éditions L'Interligne, Ottawa, 2011, 576p, ISBN 978-2-89699-392-5

Mots et marées, Roman, Français
Les Éditions L'Interligne, 2014, 560p, ISBN 978-2-89699-392-5.

De la racine des orages, Poésie, Français.
Les Éditions L'Interligne, 2014, 186p, ISBN 978-2-89699-404-5

Mots et marées tome 2, Roman, Français
Les Éditions L'Interligne, 2015, 186p, ISBN 978-2-89699-404-5

A Feather for Pumpkin, Fiction, English
Create Space, 2016, 186p,  ISBN-10: 1519662505, ISBN-13: 978-1519662507

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

No comments:

Post a Comment